segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Você sabia?

Pesquisando alguns sites de moda, encontrei algumas curiosidades que explicam como surgiu algumas tradições da moda. Por isso, de vez em quando, postarei algumas curiosidades, dando início a série "Você sabia?" do PinkCamila.
A moda surgiu através de fatos, acontecimentos e através da cultura antiga também. Vale a pena ficar por dentro, não só da moda atual, mas da moda em si. Hoje em especial, abordarei o assunto "casamento".
Vamos viajar pelo mundo da moda? Hehe.

Por que as noivas casam de branco?


Os imperadores da França, Napoleão e Josefina, na cerimônia de coroação, mandaram confeccionar roupas brancas para passar a ideia de pureza, honestidade, limpeza e iluminação. Branco, em latim, significa cândido, que originou a palavra candidato. As roupas brancas foram bordadas com fios de ouro. 
No momento da coroação, o Papa foi chamado para coroá-los e foi então que o casal confessou que não eram casados. Assim, oficializaram a união antes da coroação vestidos de branco. Antes, as pessoas se casavam com roupas de qualquer cor.

Como surgiram a aliança e buquê da noiva?


O anel de casamento é usado no dedo anelar esquerdo porque, na Idade Média, acreditava-se que havia uma veia que ligava o dedo anelar ao coração. Já o buquê é segurado na posição do ventre como símbolo de fertilidade.

Significados do véu e grinalda.


A grinalda é um símbolo de status e riqueza. Sua elegância  fazem com que a noiva se pareça com uma rainha, diferenciando-a dos convidados. O simbolismo do véu é um dos mais interessantes. Hijab (véu), quer dizer, em árabe, "o que separa duas coisas". O véu da noiva significa que a mulher vai separar-se da vida de solteira, para entrar em uma nova vida: a de esposa.

Gostaram? Não percam o próximo post "Você sabia?" com várias outras curiosidades :)


2 comentários: