sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Você sabia?

Olá! Mais um post da série "Você sabia?" especialmente para as minhas leitoras! Começaremos mais uma viagem pelo mundo da moda e seus acontecimentos.

Como surgiu o brechó?


Como todas nós sabemos, brechó é aquele lugar em que se compra e vende roupas (entre outros objetos) usados. Nome dado graças à um velho comerciante chamado Belchior. O local onde esse comerciante vendia e comprava roupas usadas se chamava “Casa de Belchior“. Ele se estabeleceu no Rio de Janeiro no final do século XIX e foi o primeiro negócio desse tipo no Brasil.

E a tenda virou  jeans?!


Em 1847, o alemão Levi Strauss chegou aos Estados Unidos levando um tecido grosso e escuro, perfeito para fazer tendas. Logo descobriu que os garimpeiros precisavam de uma roupa resistente, capaz de encarar montanhas, lama e terra batida. Então,  Strauss pegou seu tecido e fez uma peça diferente, usando como molde a calça de um marinheiro. Nascia, em 1850, o primeiro jeans. Em 1856, inaugurou sua primeira fábrica, a Levi Strauss & Co.

Mulheres de calça?

Marlene Dietrich

As calças ganharam seu espaço a partir da 2ª Guerra Mundial, em 1914, onde os homens precisavam ir aos campos de batalha e deixaram as mulheres responsáveis pela casa e pelo trabalho. A primeira a aparecer publicamente de calças foi a atriz alemã Marlene Dietrich, nos anos 20. Até então eram poucas que ousavam utilizar calças na frente de toda sociedade.

Bom final de semana, beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário