quinta-feira, 30 de maio de 2013

Mulheres que mudaram a moda!

Além de consumidoras dessa área, as mulheres também são uma importante força para o mercado de moda nacional: Dos oito milhões de trabalhadores dessa indústria, 75% são mulheres. Relembraremos um pouco da trajetória de três mulheres que com o seu trabalho, ajudaram a fazer da moda o que ela é hoje.



Coco Chanel: Gabrielle Bonheur Chanel, mais conhecida pelo apelido de Coco, foi a mais importante estilista francesa. Trabalhando desde 1910 (quando abriu a sua primeira loja, em Paris) até 1971 (o ano em que morreu) ela influenciou a moda enormemente, sendo referência de estilo até hoje. Com suas criações minimalistas e elegantes, ela preparou o guarda roupa feminino para os desafios do século XX. Responsável pela criação do tailleur, ela popularizou, dentre outras coisas, o sportwear, os cabelos curtos e o conceito de “menos é mais”. Em 1920, criou o perfume que a iria converter numa celebridade internacional, o Chanel Nº 5, nome que se referia ao seu algarismo da sorte.


Diana Vreeland: Vivendo de 1903 até 1989, Diana foi um dos maiores ícones de moda do século XX. Começou a sua carreira em 1937, como colunista da Harper’s Bazaar, revista na qual trabalhou próximos 25 anos como editora. Em 1962, assumiu o cargo de editora-chefe da Vogue, onde trabalhou até 1971, revolucionando o jornalismo de moda, não apenas mostrando as novidades e tendências do setor, mas apurando o senso crítico da profissão e do mercado, o que transformaria a Vogue na mais importante publicação de moda do mundo.


Twiggy: A atriz, modelo e cantora britânica que nasceu em 1949 e vive até hoje é considerada a primeira top model, consagrando a profissão de modelo e dando o status que ela tem até hoje. Andrógina e magrinha (seu nome artístico vem daí, twig, em inglês quer dizer graveto, apelido dado pelo fotógrafo que a descobriu) seu rosto e estilo definiram a década de 1960. Emprestou o seu nome para vários produtos, e com o decorrer do tempo diversificou as suas atividades, seja atuando como jurada do programa America’s Next Top Model ou se dedicando a causas sociais, como uma ativa militante do PETA (People for Ethical Treatment of Animals).

2 comentários: